Criando sua própria framework com Universal Framework


Cada aplicativo é diferente um do outro, mas com certeza todos compartilham algumas características como: acesso a banco de dados, acesso a serviços REST, funções comuns como validação de CPF, tratamento de data etc…

Bom quando vi essa necessidade resolvi procurar sobre como criar frameworks/bibliotecas comuns, mas infelizmente a Apple não facilita isso, então encontrei um template muito bom.

Pessoal que mantém essa framework faz um ótimo trabalho, pois ela funciona muito bem, claro que tem alguns problemas, mas eles vão corrigindo com o passar do tempo.

Bom, vamos lá.

Entre no link https://github.com/kstenerud/iOS-Universal-Framework e baixe os arquivos.
Abra o terminal vá até a pasta Real Framework, pois essa é a que deve ser distribuída juntos com seus aplicativos. Rode o arquivo install.sh com o comando abaixo:

./install.sh

Após a instalação crie um novo projeto no xCode e verá a tela abaixo:

cap

Dê um nome ao projeto, escolha onde salvá-lo e pronto, a partir de agora funciona como um projeto comum no xCode é só adicionar as classes que quiser, criar pastas etc… e compilar.
Depois de adicionar uma classe verifique se ela está na pasta Public, pois caso contrário a classe não estará disponível depois que compilar.
Selecione o projeto e vá em Build Phases -> Copy Headers arraste todos os arquivos para a pasta Public (veja imagem abaixo).

Captura de Tela 2013-10-24 às 23.43.14

Importante: não será possível adicionar nenhum arquivo compilado em sua framework (ex.: .a), infelizmente essa é uma das limitações da framework.

O pacote compilado contém os arquivos iguais a imagem abaixo.

Compilado

Obs: Repare que tem um arquivo compilado myFramework e atalhos e algumas outras pastas que serão comentadas em um próximo post.

Após isso é só adicionar sua framework no seu app importar as classes que quer usar e ser feliz.

Bom, espero que tenha sido útil, utilizo em vários apps meus e digo que vale muito a pena usar, pois ganha-se bastante em produtividade.

 

Its just Obj-C, but I liked

 

  1. #1 by Guilherme Linhares on 07/11/2013 - 17:37

    Legal, mas queria que fosse mais aprofundado…

    • #2 by Bruno Marçal on 07/11/2013 - 17:40

      Esse foi um post muito rápido Guilherme, mas farei um mais aprofundado sobre uso de frameworks.
      Aguarde…

(não será publicado)